Este ano, excepcionalmente, nosso encontro anual, que
normalmente acontece no 3º domingo de junho, aconteceu no 3º Domingo de Julho.
Como sempre acontece nesse encontro anual , o Museu Militar
Conde de Linhares lotou, inclusive a parte da Av. Pedro II em frente ao museu,
que fica interditada para aumentar o espaço para a exposição dos veículos que
foram em torno de 500 e público estimado
de 3000 pessoas entre antigomobilistas e visitantes.
Tivemos a grata satisfação de receber Leandro Pimentel, do
Sófusquetas de Passo Fundo - RS, que estava no Rio de Janeiro e fez questão de
conhecer o evento.
Nosso encontro sempre teve como proposta incentivar a preservação dos veículos de
fabricação nacional e este ano comemoramos os 50 anos, de fabricação no Brasil,
do Karmann Ghia e os 40 anos de fabricação do SP 2 e do MP Lafer.
O SP 2 foi lançado em junho de 1972 e teve sua linha de
produção até fevereiro de 1976, tendo sido produzido cerca de 10200 unidades.
Foi eleito por revistas da Europa o modelo Volkswagen mais bonito do mundo. No
nosso encontro estiveram expostos cinco exemplares, inclusive o de ANDRÈ LUIS,
de Volta Redonda, presidente do SP2 Club, que
idealizou e organizou o primeiro encontro do modelo que aconteceu em
dezembro de 2011 na cidade de Barra Bonita no interior de São Paulo, tendo
reunido 32 SP 2, inclusive com a participação dos seus projetistas Márcio
Piancastelli e Jota Novita.
André recebeu um troféu do AGMH em comemoração aos 40 anos
deste ícone nacional e cada proprietário um certificado especial.
O Karmann-Ghia criado pelo alemão Wilhelm Karmann, e pelo
italiano Ghia, foi lançado em 1955 na Alemanha.
Em 1962 foi lançado o modelo
brasileiro. Sua montagem era feita sobre a plataforma e componentes mecânicos
do Volkswagen 1200, que eram fornecidos pela Volkswagen, e a Karmann-Ghia
produzia a carroceria e realizava a sua montagem sobre o chassi e também os
demais acabamentos. Em 1967 passou a ter o motor 1500; em 1968 foi lançado o
modelo conversível. Em 1969 foi relacionado como um dos 15 mais belos projetos
do mundo por uma pesquisa organizada pelo Museu de Arte de Sarasota, Flórida.
Em 1970 foram introduzidas algumas modificações, um motor 1600, freios a disco
nas rodas dianteiras, rodas de quatro furos com novas calotas, novos
pára-choques e quebra-vento nas portas. Sua produção terminou em 1972 tendo
sido produzido naquele ano 61 unidades. Foram produzidos no Brasil 23.577
veículos sendo 23.400 Coupés e 177 Conversíveis.
O Karmann-Ghia TC (Touring Coupê) um novo modelo, fabricado
exclusivamente no Brasil, montado na plataforma do Volkwagen TL, com motor 1600
e linhas inspiradas no Porsche 911, foi apresentado no salão do automóvel de
1970 e produzido até 1975 e algumas unidades em 1976, num total em torno do
18000 unidades.
O “11º Encontro de
Veículos Antigos Nacionais do Rio de Janeiro – 2012”, foi o ponto de partida
para a reativação do Karmann-Ghia Clube
do Rio de Janeiro, que por inciativa do antigomobilista Marcos Tadeu
recadastrou os Karmann-Ghia expostos no evento. Aguardem as novidades que virão
por ai.
Entregamos a Marcos Tadeu o troféu AGMH de comemoração dos
50 anos de fabricação do Karmann-Ghia no Brasil e a cada proprietário um
certificado especial.
Idealizado por Percival Lafer, que fabricava móveis e teve a
idéia de fazer um carro fora de série,
de fibra de vidro, uma vez que em sua empresa já existia a tradição de
utilização deste material. Em uma
ocasião ao ver um MG TD 1952, veio a idéia de
construir uma réplica. Produziu um protótipo com mecânica do Fuscão,
tendo sido exposta no Salão do Automóvel de 1972. Após obter a licença junto à
MG inglesa, em 1973 expôs em Bruxelas na feira
Brasil Export. Em 1974 começaram
a ser entregues as primeiras unidades, cujas portas abriam ao contrário
(suicida). Foram produzidas cerca de 40 unidades com motor 1500 e
posteriormente foram utilizados motores 1600. Em 1977 a versão TI que não tinha
cromados e as peças eram todas pintadas da cor do carro. Sua fabricação foi
encerrada em 1988, tendo sido produzidas cerca de 4300 unidades, destes, cerca
de 1300 foram exportados. Há informações que até 1990 algumas unidades foram
comercializadas.
Nosso amigo Fred, do
Amigos do MP Lafer do Rio de Janeiro, recebeu também o troféu AGMH comemorativo
de seus 40 anos e todos os proprietários um certificado especial.
Além destas homenagens, e como é tradicional no nosso
encontro anual, foram escolhidos dez destaques de fabricação nacional, foram
eles:
Puma 72 de José Luíz Abrantes
Santa Matilde 84 do Benny
Miura 90 do Marcelo Rodrigues
Maverick 74 do Paulo Calamari
Dodge Polara 80 do Daniel Gigleo
Opala 70 do Rogério Mizutani
SP 2 74 do José Luíz
Karmann Ghia 70 do Buik
Fusca 63 do Luíz Camillo
Dodge Gran Sedan 73 do Ciro Aches
Como também é tradição neste evento do AGMH, foi oferecida aos antigomobilistas a feijoada.
Enfim, tivemos um maravilhoso evento, com a confraternização dos antigomobilistas, onde todos receberam o kit do evento composto de camiseta e troféu de participação.
Aproveitamos para agradecer ao Diretor do Museu Militar Conde de Linhares Cel. Brum e toda a sua equipe, pelo apoio ao AGMH Antigomobilistas.
Agradecemos também aos nossos patrocinadores, que sem eles não seria possível a festa do 11º Encontro de Veículos Antigos Nacionais do Rio de Janeiro – 2012.
- Baterias Barra Nota Dez - Heliar
- Prezunic Supermercados
- Auto Mecânica Nossa Confiança
- Alba Alinhamentos
- Regutec
- Conectudo Peças e Conexões
- Pronto Rodas
- Belacenter Auto Peças
- O Farol de Campo Grande Materiais de Construção
- FZP Indústria e Comércio de Produtos Texteis
- Carwash
- Troppas Transportes
- Indústrias Granfino
Santa Matilde 84 do Benny
Miura 90 do Marcelo Rodrigues
Maverick 74 do Paulo Calamari
Dodge Polara 80 do Daniel Gigleo
Opala 70 do Rogério Mizutani
SP 2 74 do José Luíz
Karmann Ghia 70 do Buik
Fusca 63 do Luíz Camillo
Dodge Gran Sedan 73 do Ciro Aches
Como também é tradição neste evento do AGMH, foi oferecida aos antigomobilistas a feijoada.
Enfim, tivemos um maravilhoso evento, com a confraternização dos antigomobilistas, onde todos receberam o kit do evento composto de camiseta e troféu de participação.
Aproveitamos para agradecer ao Diretor do Museu Militar Conde de Linhares Cel. Brum e toda a sua equipe, pelo apoio ao AGMH Antigomobilistas.
Agradecemos também aos nossos patrocinadores, que sem eles não seria possível a festa do 11º Encontro de Veículos Antigos Nacionais do Rio de Janeiro – 2012.
- Baterias Barra Nota Dez - Heliar
- Prezunic Supermercados
- Auto Mecânica Nossa Confiança
- Alba Alinhamentos
- Regutec
- Conectudo Peças e Conexões
- Pronto Rodas
- Belacenter Auto Peças
- O Farol de Campo Grande Materiais de Construção
- FZP Indústria e Comércio de Produtos Texteis
- Carwash
- Troppas Transportes
- Indústrias Granfino
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